Horário

domingo, 28 de novembro de 2010

SECOVI RIO - Workshop sobre como usar energia de forma racional

O Secovi Rio, em parceria com a Fecomércio-RJ, Aneel e Light, realizou, durante o mês de fevereiro, na sede do Sindicato, workshops sobre eficiência energética em condomínios comerciais e residenciais. No primeiro evento, que aconteceu no dia 6, o presidente da organização, Pedro Wähmann, falou da importância de se unirem esforços para evitar que um novo racionamento aconteça no país. “É um tema de responsabilidade social. Queremos mostrar aos administradores de condomínios e empresários a importância de usar a energia de forma consciente”, comentou o presidente do Secovi Rio.
O vice-presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições, elogiando o Secovi pela capacidade de disseminar informações através de treinamentos. “A capilaridade da Entidade é muito importante”, disse. A superintendente de Projetos Especiais da Light, Marina Godoy, também ratificou a importância do Sindicato como uma organização atuante. “Destinamos R$ 15 milhões ao ano dentro do Programa de Eficiência Energética, que desenvolve projetos para condomínios, prédios públicos, comércio, indústrias e hospitais”, afirmou.
Os professores Jamil Haddad e Luiz Augusto Nogueira, do Grupo de Estudos Energéticos da Universidade Federal de Itajubá (MG), falaram de como a energia pode ser gerenciada, mostrando cases de sucesso em projetos de eficiência energética. No Edifício Linneo de Paula Machado, no Centro do Rio, por exemplo, foram implementadas medidas focadas nos sistemas de ar condicionado. Com investimento de R$ 1,5 milhão, houve redução de demanda de 480 kW e uma diminuição de consumo de aproximadamente 1.200 MWh/ano.
Normalmente os grandes condomínios – os que têm mais recursos – procuram a Light Esco (Empresa de Serviços de Conservação de Energia, na sigla em inglês), que avalia a viabilidade da implantação de um projeto de eficiência energética. Mas nada impede que os pequenos se unam e formem um pool para buscar a eficientização. O acordo se dá por meio de contratos de performance, ou seja, a Light desenvolve e implementa o projeto com verba própria, e a remuneração se dá através da economia de energia do cliente.
O segundo workshop aconteceu em 13 de fevereiro. O objetivo foi estimular o uso racional da energia elétrica, melhorando a qualidade do fornecimento e reduzindo o desperdício. Medidas relativamente simples, como troca e limpeza de lâmpadas, instalação de sensores de presença, troca do ar-condicionado e até pintura adequada das paredes, podem reduzir o consumo em até 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário